A análise empresarial consiste na avaliação comparada do desempenho entre empresas ou de uma mesma empresa com relação ao seu histórico. Ambos os procedimentos são importantes e complementares. Situações empresariais que não possuem todos as informações registradas nas demonstrações contábeis podem ser analisadas com base nos relatórios de contas à receber, recebidas, à pagar e pagas.
O registro das contas relacionadas aos recebimentos e pagamentos deve seguir uma estrutura do plano de contas contábil da empresa. A natureza dos registros está relacionada aos itens dos ativos e passivos circulantes e não circulantes. Na oportunidade dos recebimentos e pagamentos, as contas ganham o caráter de receitas, custos e despesas. Não é complicado! A análise empresarial requer alguns procedimentos básicos e a orientação fornecida do plano de contas para registros dos movimentos financeiros e econômicos. Quando isso não é feito, há uma elevada probabilidade de se enganar sobre o desempenho empresarial.
Avalie você mesmo:
1) Os recebimentos de clientes estão registrados devidamente e com possibilidade de gerar relatórios a partir do sistema que utiliza?
2) Os registros de custos e de despesas estão claramente classificados? Você sabe classificar uma conta como custo ou despesa?
3) Compondo de forma dedutiva: Receitas – Custos – Despesas = Resultado Líquido.
4) O resultado líquido é o que você almejou para um certo período?
Escreva e consulte para melhor entendimento de sua situação empresarial! (eltoneustaquiocas@gmail.com)